A História da Moral e Ética com Sócrates, Platão, Jesus, Buda, Lao-Tsé e Confúcio

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Aqui no Ocidente, foi com os filósofos da antiguidade, Sócrates e Platão, que surgiram os conceitos de moral e ética.
Os conceitos de moral e ética são conceitos de certo e errado, bom e mau, justo e injusto.
Seguir uma moral ou uma ética significa se preocupar em fazer o bem, o que é certo e bom. Assim como evitar agir errado, injustamente e maldosamente.

 


Foi seguindo o que era tão precioso dentro de Sócrates e Platão, que são muito bondosos, é que esses conceitos de ética e moral, assim como eles também afirmavam, que o caminho para a felicidade só era possível no bem.
É como ensinam os sábios, o que importa é o que está dentro de nós.
As pessoas boas, mesmo em épocas anteriores a Sócrates e Platão, elas buscam seguir o que é bom, e ai que surge a bondade.
Os conceitos de certo e errado, bom e mau, justo e injusto, surgiu porque Sócrates e Platão olharam para seus interiores, e quantificaram e ensinaram a moral e ética.
As pessoas boas então, já tendo isso em seus interiores, mas sem saber contextualizar, ficou mais fácil seguir o bem.

O bem é fruto de nosso coração, não da mente.
O coração que me refiro é o coração espiritual.
Buda, mais ou menos na mesma épica de Sócrates e Platão, no Oriente, na Índia, também formulou seguimentos de fazer o bem e se abster do mau, só que com uma linguagem um pouco diferente.

 


O Nobre Caminho Óctuplo do Budismo ensina resumidamente a fazermos o bem, não fazermos o mau, nem em palavras, pensamentos, ações, no nosso meio de vida (o que nos dá o sustento, o trabalho), assim como não agir com dedicação, meditar e praticar a atenção plena. Esse para Buda é o caminho que leva a iluminação.

 


Também mais ou menos na mesma época, surgiu Lao-Tsé e Confúcio na China, onde também ensinaram caminhos de bondade e espiritualidade, ensinando boas ações.

 


Jesus surgiu mais ou menos 500 anos depois de Sócrates, Platão, Buda, Lao-Tsé e Confúcio.
O Espiritismo ensina que os trabalhos de Sócrates e Platão prepararam caminho para Jesus, assim serviu de base para o começo do Cristianismo.
Jesus recomendava o amor, e o fazer nos faz fazer o bem nos doarmos aos outros, logo nos leva a boas atitudes.
Os conceitos de moral e ética de Platão e Sócrates influenciaram de alguma forma a sociedade, ou até mesmo Jesus, dando alguma base para seus ensinamentos.
Assim, Jesus, diferente do Antigo onde Deus era mais duro e cruel, e por isso temido, ensinou que Nosso Divino Criador era infinitamente bom e é pleno de amor.
No antigo testamento mostram um Deus que pedia sacrifícios, como aconteceu na famosa história dos 10 mandamentos, onde para soltar as pragas, Deus através de Moises pediu sacrifícios de animais.
Lembrando também que foi a atitude de Moises contra os Deuses, que hoje se faz uma separação entre religiões teístas e politeístas, que é um conceito errado, veja no texto:
No antigo testamente Deus também pediu o sacrifico dos filhos de um personagem bíblico, que seguia Deus em tudo.
Platão ensinou que Deus é todo bondade e maravilhoso.
O Espiritismo ensina a moral e ética de Platão e Sócrates como caminhos de autoconhecimento.

 

 

Alguns Destaques: